A importância de um CRM
Com o passar dos anos e os aprimoramentos nas abordagens e interações entre os setores comerciais e seus clientes ou potenciais clientes, bem como o avanço tecnológico, globalização e intensificação da concorrência tanto para considerando o mercado B2B (empresas que vendem para empresas) quanto o B2C (empresas que vendem diretamente para o consumidor final) se torna cada vez mais imprescindível a utilização de ferramenta de CRM por parte das empresas uma vez que isso garante que as organizações tenham uma clara visão do histórico de atividades e perfil de seus clientes, interações entre o setor comercial e o cliente, necessidades e demandas abordadas, a jornada desde a primeira impressão até a assinatura de contrato e demais informações importantes ou observações interessantes a serem levadas em consideração para futuras estratégias e resoluções de como abordar e tratar algo tão importante como sua base de clientes.
Mas afinal, o que é um CRM?
As siglas CRM vêm do termo Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta ideal para aproximar e melhorar a relação entre empresas e seus clientes, impactando diretamente nas estratégias de marketing, vendas e outros setores do negócio.
Trata-se de uma plataforma onde é possível cadastrar e organizar diferentes pontos em que um cliente ou cliente em potencial faz contato com a empresa ou um de seus vendedores, armazenando as informações desse cliente, como por exemplo, nome, telefone, e-mail, endereço, nome da empresa, quantas visitas fez ao site, o que solicitou ao profissional de vendas para cotação e mantendo estes dados reunidos em um mesmo local, se tornando essencial por suas diversas funcionalidades, por exemplo, Cadastro de Clientes, Projeção de Funil de Vendas, Relatórios, e Gestão de Leads e Time de Vendas. Quando focado especialmente em técnicas de marketing é possível utilizar para Publicação de Posts em Redes Sociais, Campanhas de E-mail Marketing, Pontuação e Automação de Lead Scoring e Dashboards.
Estratégias
O CRM também pode proporcionar vários outros benefícios e vantagens para empresas, como, mapeamento das principais necessidades do cliente, segmentação de dados, planejamento e gestão de tempo, facilidade em armazenamento de informações e acompanhamento de resultados pois possibilita a visualização futura dos dados para ser utilizado pela equipe comercial em um próximo contato do mesmo cliente ou na transformação de dado em conhecimento através dos benefícios e vantagens que mencionamos para criação de novas estratégias e planos de ação.
Maiores CRM’s
Entre os CRM’s mais utilizados atualmente, podemos destacar:
Lembrando sempre que além da plataforma em si, é importante ter estratégias e objetivos que irão orientar todo o seu processo de implantação e utilização.